quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Paulo Flores

Paulo Flores é um músico "de coração". Foi com essa sensação que fiquei depois de o ouvir ao vivo pela primeira vez no passado Domingo no Lookal, aqui em Luanda. É um músico que ao cantar parece que fala conosco, que nos toca cá dentro e passa as emoções como ninguém. Sempre com o seu maravilhoso semba.

Estava um início de noite "fresquinho" (o cacimbo teima em não ir embora), mas com uma orquestra de muita qualidade, o Paulo Flores transmitiu um belo espectáculo de música angolana. E agora imaginem estar em frente ao mar sentado a ouvir música ao vivo de qualidade...
Não sendo um cantor da nova geração (apesar de ter apenas 39 anos), é dos artistas angolanos mais conhecidos e com mais êxitos musicais por aqui. E tem público de todas as idades. A música tem ritmo, apetece bailar e a meio do concerto casais havia que já só paravam entre as músicas.
É considerado um dos cantores de semba mais importantes do país. Pois o Semba é um estilo musical que significa "umbigada" em quimbundo. É uma música que se defende descender da massemba, um estilo de dança do interior de Angola caracterizada por movimentos de encontro entre o corpo do homem e da mulher: o cavalheiro segura a menina pela cintura e puxa-a para si, provocando um choque entre os dois, ou seja, uma umbigada... :-)

É uma música assente fundamentalmente em guitarra e percussão e tem uma sonoridade muito agradável


Se há coisa com que eu estou surpreendido em Angola é com a qualidade da música angolana. Conhecia alguma música, por influência directa dos meus pais, mas nunca me tinha apercebido de que a música angolana tinha evoluído tanto. Tem qualidade, é engraçada, as letras ou têm piada ou são mensagens bastante profundas.
E no caso de Paulo Flores, qualquer música que ele tem é, tanto em termos musicais como de interpretação, qualquer coisa de fantástico... Pesquisem na net e ouçam. Vale a pena!

Sem comentários: